quarta-feira, 1 de junho de 2011

Leitura!!

Hoje vou relatar uma experiência positiva que vivemos aqui em casa.
Eu sempre tive o hábito da leitura, o Marcelo(marido) adquiriu durante o MBA e com isso sempre estamos com nossos livros em mãos.

Talvez por isso consegui confirmar que os filhos nem sempre aprendem com nossas palavras, mas com nossos atos com certeza!!Quero dizer que quando pegamos os nossos livros para ler imediatamente as crianças passaram a fazer o mesmo, até a pequena.

Estamos curtindo muito isso, ver eles mesmos por si só desligarem a TV e lerem um livro é o máximo!!

Outra coisa que causa espanto nas pessoas é quando vamos ao shopping,e eles imploram para irmos a uma livraria pois querem comprar.Detalhe levam seus próprios dinheiros e pagam sem dó!!!

Com isso percebemos que eles estão mais calmos e concentrados.

Achei legal dividir essa mudança positiva pois quem sabe a idéia se multiplique!!

Como pais vocês são quem mais influenciarão na educação de seus filhos. Um dos seus (muitos) papéis é ajudá-los a aprenderem e a gostarem de ler. Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode ajudar a tornar a leitura uma experiência positiva, desde cedo.

1. Escolha uma hora bem calma Com as crianças

Nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.

2. Faça da leitura um prazer

A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente.

3. Sucesso é a chave

Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis.

4. Visite uma livraria

Deixe ele se divertir por entre os livros com o tempo ele começa a se interessar pelo que tem dentro deles.

5. Fale sobre os livros

Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.

E por fim fica aqui a dica dos livros Diario de um Banana baseado no filme com o mesmo título que eu achei muito importante e traz bastante ensinamentos as crianças.Além de ensinar a fazer um diario!!Esta dica foi do meu filhote Giovani que esta fazendo o seu.



Dê sua opinião ela sempre será bem vinda.

Beijos e fiquem com Deus.

Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário